Encontros e despedidas: um balanço final

O tema do nosso blog não é musical, mas escolhemos a música “Encontros e despedidas” (composição de Milton Nascimento e Fernando Brant) para encerrar as nossas atividades aqui no Emprenologia. Foram mais de 4 meses ao longo desse semestre, discutindo os temas relacionados à Comunicação e Tecnologia. Foram 10 temas até aqui, 22 postagens nossas e isso trouxe um novo olhar sobre os assuntos abordados dentro e fora da sala de aula. Fazer de casa o local de pesquisa e tornar a aula o momento de explanação dos conteúdos encontrados, na experiência inédita do professor André Lemos com o flipped class, trouxe um resultado bastante positivo para cada um que escreve nesse blog.

Se a vida é feita de encontros e despedidas, a nossa disciplina também promoveu essa conexão. Encontramos novos significados ao debate o que é tecnologia e obsolescência programada, as velhas e novas mídias inseridas dentro do ambiente empresarial, a arte inserida na tecnologia, entre outras coisas. As despedidas ficaram por conta dos que não conseguiram chegar até o final da disciplina COM104 da Facom/UFBA e dos que chegaram, como nós, até o fim de todas as discussões. A maior dificuldade foi relacionar alguns temas da semana com o tema geral desse blog (Gestão e Comunicação Empresarial), mas isso foi superado ao longo do semestre acadêmico.

Entendemos que o relacionamento entre tecnologia e empresa ocorre em 3 níveis: o das pessoas (indivíduos), o dos grupos de indivíduos e da empresa como um todo. Procuramos trazer o debate da utilização da tecnologia na comunicação interna e externa das instituições empresariais para compreender a dinâmica das novas tecnologias que surgem a cada momento.

Queremos agradecer a atenção de todos que acompanharam o blog Emprenologia, ao professor pela paciência e conhecimento, a Lara Perl pela atenção e cuidado e a todos os colegas de turma por dividirem informações valiosas sobre a discussão da tecnologia nos tempos modernos. O tempo é de despedida, mas o nosso conhecimento adquirido é eterno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s