Comunicação organizacional

A comunicação é fator crucial para a estrutura de qualquer organização. Ela permite a circulação da informação necessaria para a administração de todas as tarefas e processos, dialogando com o publico interno e externo. As novas tecnologias da comunicação alteram a maneira como se estabelecem essas relações, impondo novos ritmos, novos modelos de sociabilidade e formas de expressão.

A internet se constituiu como espaço democrático de produção e compartilhamento de conteúdos, invertendo a lógica vertical da comunicação de massas, tipicas da televisão, do jornal e do radio, que ditavam para uma multidão as questões que estariam em pauta e seus modelos de transmissão. Agora, o lugar é das mídias sociais, como o Twitter, Facebook e WhatsApp, onde os indivíduos em rede é que farão a informação circular e terão um grande poder de alterar os agendamentos midiáticos. Os dispositivos móveis passam a ser ferramenta indispensável na vida cotidiana e no gerenciamento das relações sociais, sejam afetivas, comerciais, de trabalho. Todas elas atravessadas por linguagens muito particulares, que exigem o desenvolvimento de novas habilidades.

È essencial para qualquer organização acompanhar essas transformações que ocorrem nas várias esferas da vida dos seus públicos, para criar um diálogo efetivo, tanto no marketing como na comunicação interna.

Um exemplo da importância do monitoramento e identificação das necessidades do seu público foi a reação da rede Spoleto, ao lançamento de um vídeo no You Tube pelo canal Porta dos Fundos o qual ironizava o tipo de atendimento dado pela loja a seus clientes.

Imagem retirada do Tumblr "Fundos da Porta"

O ator Fábio Porchat em cena no viral “Spoleto”. Imagem retirada do Tumblr “Fundos da Porta”

 

 

 

 

 

 

 

Bom, ao invés de acontecer um colapso no departamento de marketing, de relações públicas, departamento jurídico e até mesmo da área de assessoria de imprensa, a empresa teve uma ação que surpreendeu positivamente seus clientes e motivou elogios de profissionais da área de relações públicas. O Spoleto convocou a equipe do canal para uma reunião  e ao final da mesma, estava fechado o patrocínio do vídeo bem como a “encomenda” de um novo material em resposta ao primeiro viral que a esta altura já tinha ganhado o Brasil com milhões de acessos. Até a finalização deste post o vídeo contava com um total de 10.114.593 de visualizações.

A seguir, veja o vídeo original, que após parceria com a empresa mudou o nome original “Fast Food” para “Spoleto” e na sequência sua segunda versão que hoje conta com 4.412.470 de acessos.

 

Vídeo 01

Vídeo 02

 

A ação da Spoleto com o Porta dos fundos ainda ganhou uma terceira sequência e foi a porta de entrada para outras empresas que viram no canal, e no crescente alcance dos vídeos da produtora no You Tube, como Visa, Dorflex e Kuat firmarem parcerias e utilizarem desse canal para suas campanhas (para ver os vídeos correspondentes às empresas citadas basta clicar nos links). Em entrevista ao Estadão em maio de 2013, Antonio Moreira Leite, diretor de Marketink da rede Spoleto afirmou que ” O Porta dos Fundos pôs as redes em outro nível para nós”. Isso representa o reconhecimento de outras plataformas para uma comunicação mais eficiente e dinâmica na relação empresa clientes. A entrevista completa pode ser conferida neste link.

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